Outubro Rosa

Outubro Rosa

OUTUBRO ROSA, PELA CONSCIENTIZAÇÃO DA SAÚDE DA MULHER.

Estima-se que o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano, sendo que 57.120 mil serão tumores de mama.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O laço rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, 1990, em NY.

A popularidade alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa tão nobre.

No Brasil, iniciou em 2002 com a iluminação do Obelisco, no Ibirapuera.

Estima-se que o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano, sendo que 57.120 mil serão tumores de mama. Dados que assustam e reforçam a importância da detecção precoce da doença e o investimento em campanhas de prevenção.

O controle do câncer de mama é prioridade da agenda de saúde do país e apresenta um elevado impacto social e econômico, pois atinge mulheres em idade fértil e economicamente ativas.

O alerta é que homens também podem desenvolver a doença.

A doença pode ser detectada em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Essa é também é a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença. O exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.

Diz o velho ditado, prevenir é o melhor remédio.

Acredito em campanhas de sensibilização, despertando curiosidade ao tema e intensificando a mobilização de pessoas.

Outubro Rosa, abrace essa ideia!

 

SERVIÇOS:

Recomendações do INCA: Para Reduzir a Mortalidade por Câncer de Mama no Brasil

Cartaz: Divulgue o Outubro Rosa

Referência:  Instituto Nacional de Câncer (INCA)

 

SOBRE A AUTORAErcy Paschoal, Paulistana, sócia-diretora da Pasqualy Consultoria e Treinamento, especializada na implantação de campanhas de prevenção, sensibilização e conscientização. 

Outubro Rosa, um marco na sua carreira profissional. Em 2012, na Telefônica Brasil/VIVO, como responsável pela gestão do programa de qualidade de vida, implantou a campanha na empresa e incentivou a mesma na promoção da campanha. Nos próximos anos o movimento cresceu, iluminamos os principais prédios da companhia incluindo a torre do Teatro Vivo e apoiamos o voluntariado na captação de cabelos para confecção de perucas. Vivência inesquecível, inspiração para elaboração do Agosto Violeta.

Agosto Violeta, coautora e porta-voz do movimento Agosto Violeta, alusivo ao Dia Nacional do Perdão. Participou da criação e implantação da ação em São Paulo e Rio de Janeiro.  Representante da diretora executiva da Associação Brasileira de Qualidade de Vida – ABQV, um dos principais apoiadores do Movimento em 2017.

 

Comentários estão fechados